quinta-feira, 28 de novembro de 2013

Mais uma história de luta...

Fonte: 180graus.com.

_ Senhor?...
_ Oi, Boa Tarde...
_ Boa Tarde! Primeira vez que o senhor fará esse exame...?
_ Sim... Confesso que não gosto muito de fazer exames... Mas tenho que fazer... E ainda escolhi o pior dia do ano... Esse frio...
O homem com sinais faciais de preocupação e medo entra na sala, bastante desconfiado. Recebe orientações quanto ao processo de execução do exame e sobre a injeção que será necessária...
_ Tem injeção, eh...?
_ Tem sim... E sem ela nós não conseguimos fazer o exame... Por quê?
_ Porque sempre que tenho que fazer um exame e preciso levar injeção ou coletar sangue, eu fico muito nervoso... Sei que vai ser um sofrimento em cada hospital ou clínica que eu entre...
_ Mas vamos com calma... Não se preocupe... Por que o médico pediu o exame ao senhor?
_ Porque eu preciso fazer uma cirurgia renal...
_ O que aconteceu...?
_ Eu tive câncer de intestino e reto há mais ou menos três anos atrás... Uma cirurgia foi necessária para a retirada de parte do intestino e do reto... Fiz oito sessões de quimioterapia e mais de 15 sessões de radioterapia... Minhas veias já não existem mais... E hoje uso bolsa de colostomia... Motivo pelo qual, aliás, eu nem almocei para não precisar mexer nela durante o tempo do exame...
_ O senhor tem história de câncer na família...?
_ Meu pai teve câncer de próstata...
_ E quanto ao rim...? Por que será necessária a cirurgia?
_ Estou com um problema de proteinúria e, em função disso, não consigo reter proteína no meu corpo... Estou perdendo tudo pela urina... Agora preciso do exame para fazer a cirurgia no rim e a reversão da bolsa de colostomia... Mas sempre que vou fazer exame é uma novela, porque nunca sei quem vai encostar em mim para tentar achar uma veia... (olhares tensos...)
_ Vou tentar fazer tudo certinho para o senhor ficar mais calmo...
O homem permanece bastante tenso...
_ E para ajudar..., tive um princípio de AVC há um mês atrás... Fiquei internado e tudo mais... Mas é mais um motivo para o médico solicitar o exame, para então ver se me libera para a cirurgia...
Na tentativa de punção venosa...
_ Essa não deu certo senhor, porque estourou... Vamos aguardar mais um pouquinho e aquecer o braço para tentar novamente... Ok?!
_ Meu Deus... (O homem fica de cabeça baixa)
O próximo paciente a ser chamado é uma mulher, de média estatura, 63 anos de idade e de aparência saudável.
_ Moça..., minhas veias são péssimas...
_ Humm... Mas vamos conseguir... Não se preocupe...
_ O homem que foi chamado antes de mim parecia tão triste...
_ Ele está na outra sala agora..., aguardando para ser puncionado...
_ Ele parecia bem preocupado...
_ Sim...
Depois de um tempo...
_ Oi, senhor! Vamos tentar novamente...? O senhor me permite...?
O homem suspira fundo...
_ Vamos... Se você acha que dará certo agora... Vamos...
_ Vai dar certo sim...
O homem vira o rosto e parece rezar...
_ Prooontooo... Deu certo, Senhor... Agora sim...
_ Verdade?
_ Aham... Viu só...
_ Nossa, se você soubesse o quanto é difícil para mim isso... Me fazem de peneira... E isso que me disseram que após as sessões de quimioterapia, em seis meses eu teria minhas veias como novas... Já se passaram três anos...
Dá-se seguimento ao exame, período dentro do qual o homem passa a ficar mais tranquilo... Após a primeira parte ele diz...
_ Obrigada... Depois que você puncionou eu fiquei mais tranquilo... Obrigada pela atenção...
E o homem sorri...


Curitiba, 18 de julho de 2012...

ps. minhas palavras foram curtas, mas espero ter conseguido transmitir para você a mensagem desejada...

Nenhum comentário:

Postar um comentário